Compreender o que é uma Casa Inteligente
De forma sucinta podemos definir uma casa inteligente como um lar onde existem sistemas controlados remotamente via internet, por forma a gerir à distância os equipamentos que os integram. A tecnologia que permite que tal aconteça é denominada domótica e tem como principal objetivo tornar as nossas casas mais confortáveis, sustentáveis e seguras.
Áreas em que a domótica o pode ajudar
Com a tecnologia atual, os proprietários já podem usufruir de diferentes funcionalidades da chamada automação residencial. Conheça as aplicações mais comuns da domótica:
1) Iluminação
Numa casa inteligente é possível controlar o funcionamento das lâmpadas inteligentes consoante a hora do dia, permitindo uma poupança de energia.
2) Sistemas de Aquecimento
Através do recurso a termostatos inteligentes podemos controlar a temperatura da casa, adequando-a remotamente às necessidades específicas da altura do dia. Que tal lhe parece a ideia de poder ligar o seu sistema de aquecimento para que a sua casa esteja quentinha quando chegar do trabalho? E, com este tipo de soluções, não precisa de o ter ligado quando não está ninguém em casa, otimizando o uso de energia, ajudando à redução dos custos com a eletricidade.
Este pressuposto também é válido para os sistemas de aquecimento de águas.
3) Entretenimento
A conjugação do desenvolvimento das TV´s inteligentes com a evolução dos serviços de streaming e de conteúdo online permite controlar por telefone, por voz ou por gestos a sua televisão, através da conexão à internet.
4) Segurança
A domótica é uma ajuda preciosa para assegurar a segurança em sua casa. Desde fechaduras inteligentes que podem ser configuradas para permitir o acesso apenas a determinadas pessoas, até às câmaras de vigilância inteligentes que avisam quando é detetada uma intrusão, muitas são as aplicabilidades que a automação residencial lhe pode proporcionar.
5) Eletrodomésticos
Nesta área a domótica oferece-nos uma série de aplicações que nos facilitam muito a vida. Entre outros exemplos, esta tecnologia pode ser aplicada a frigoríficos, ajudando-o na hora de fazer a lista de compras e até mesmo sugerindo receitas com base nos ingredientes que estão no frigorífico.
E já pensou em ter o seu cafezinho pronto assim que acordar? Pois é, uma máquina de café inteligente pode ser programada para que tal aconteça!
6) Jardim
Numa casa inteligente é possível recorrer a dispensadores automatizados seja para assegurar a rega, seja para garantir que o seu amigo de quatro patas recebe a comida a horas e que tem sempre água disponível.
Fonte: Galrão Renováveis; https://galraorenovaveis.pt/index.php/2022/08/31/o-que-e-uma-casa-inteligente/