Chegou o verão e a época mais esperada pela maioria das pessoas. O tão merecido descanso após um ano de trabalho está mesmo aí à porta.
Apesar de ser o quarto país mais seguro do mundo de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna de 2021, Portugal é das nações europeias com uma das taxas mais elevadas de furtos a habitações.
Por esse motivo deixamos-lhe 10 dicas para que possa tornar a sua casa mais segura e ir de férias descansado
1 – Verifique as fechaduras das portas e os trincos das janelas
Verifique que todas funcionam bem. Isso é algo que pode fazer já de seguida. Antes de sair, mesmo que seja por um curto espaço de tempo, valide que estão todas devidamente trancadas.
2 – Evitar publicar sobre as suas férias nas redes sociais
Não usar as redes sociais pode parecer desafiante nos dias que correm. No entanto, publicar que vai estar ausente pode ser um chamariz para os “amigos do alheio”. Especialmente para as pessoas que têm perfis públicos ou muitos seguidores. Por esse motivo, o melhor mesmo é não partilhar planos de viagem ou fotografias que demonstrem que não está em casa.
3 – Mudar o carro de sítio
Se não tiver garagem e o carro ficar na rua, peça a alguém da sua confiança que estacione o carro em diferentes locais. O objetivo é dar a ideia que está em casa ou nas proximidades.
4 – Simular que a casa está habitada
É importante que um potencial assaltante pense que a casa está habitada. Para isso, pode usar um sistema automático que acenda as luzes durante a noite e, também, durante o dia.
5 – Pedir a um vizinho para guardar a correspondência
O correio acumulado na caixa do correio é um bom indicador de que uma casa desabitada. Se conhecer algum vizinho da sua confiança, peça-lhe que durante a sua ausência lhe vá recolhendo a correspondência.
6 – Esconder os bens valiosos
O objetivo é evitar que o assalto aconteça, mas caso aconteça, por que iremos facilitar a vida ao assaltante?
Guarde os objetos mais importantes e de valor mais avultado em cofres, em casa de um familiar ou outro local de difícil acesso. O mesmo é válido para documentos importantes como documentos de identificação pessoal, informações financeiras e outros do género.
7 – Reencaminhar as chamadas do telefone fixo para o telemóvel
Quando as chamadas do telefone fixo são atendidas é um sinal de que está alguém em casa.
8 – Evitar rotinas
As rotinas e os horários fixos devem ser evitados por forma a dificultar a monitorização dos hábitos lá de casa.
9 – Torne os seus equipamentos rastreáveis
Tome nota dos números de série dos equipamentos eletrónicos mais valiosos. Desta forma será mais fácil rastrear os equipamentos em caso de furto.
10 – Apostar num sistema de alarme ou videovigilância
As possibilidades hoje em dia são vastas, mas investir num sistema de segurança com alarme ligado a uma central 24h, que avise também a polícia em caso de ocorrência, pode ajudar a evitar despesas avultadas, se houver um assalto. Hoje, estes sistemas podem ser controlados remotamente, através de um smartphone, para um maior conforto do utilizador. Também a colocação de uma placa que informa que o local está protegido poderá dissuadir os criminosos de cometer um delito.